concerto backup

No Concerto Transeuntis Mundi, uma apresentação imersiva e performática ao vivo explora a linguagem sensorial compartilhada entre a arte visual e a música. Criado a partir de uma interação transdisciplinar, transmídia e colaborativa, que combina interação humana e a inteligência artificial para criar sob fotografias, cinema, sons e música. 

As obras sonoras foram criadas por 8 compositores transculturais – originários dos territórios por onde Deriva 01 passou. São compositores da Colômbia, Brasil, Inglaterra e Estados Unidos.  Atendendo a um convite do Projeto Transeuntis Mundi, esses compositores trabalharam sobre o arquivo sonoro e transcultural deste trabalho e apresentaram uma mapa de leituras em múltiplas estéticas musicais para a temática deste trabalho. São canções, fugas, peças eletroacústicas sob paisagens sonoras, obra para piano, poesia, e performance ao vivo informadas pelo tema da migração milenar e a transculturalidade.

As obras visuais são criadas em tempo real, através de uma ação generativa de inteligência artificial utilizando as fotografias sonoras do acervo Transeuntis Mundi. O resultado é um criação sempre surpreendente e expressiva, centrada nas cores, formas e texturas da transculturalidade, na caminha humana e seus matizes.

O Concerto no MAC explora em seu formato arquitetônico a forma das criações Transeuntis Mundi: o circular. O circular está nas nossas gravações em 360 graus, no espaço da realidade virtual, nas nossas fotografias, na espacialização das nossas sonoridades – e no formato do salão do MAC desenhado pelo arquiteto brasileiro Oscar Niemeyer. Um sistema de som a 6 canais fará a imersão do público em uma experiência sonora e audiovisual circular e itinerante, pois o público anda pelo concerto, e dessa forma explora as diferentes interações acústicas com o espaço do MAC.

O concerto apresenta obras dos compositores: Cândida Borges (Brasil/EUA), Rodrigo Henao (Colombia), Natália Henao (Colombia), João MacDowel (Brasil/EUA), Esteban Henao (Colombia), Kerry Priest (Inglaterra), Rafael Mejía (Colombia), Ana Maria Romano (Colombia). O concerto tem direção artística de Cândida Borges e Gabriel Mario Velez, difusão/criações audiovisuais de Esteban Henao e difusão/performance ao vivo do músico Rodrigo Henao e sua coleção de flautas colombianas e do mundo.

concerto backup

No Concerto Transeuntis Mundi, uma apresentação imersiva e performática ao vivo explora a linguagem sensorial compartilhada entre a arte visual e a música. Criado a partir de uma interação transdisciplinar, transmídia e colaborativa, que combina interação humana e a inteligência artificial para criar sob fotografias, cinema, sons e música. 

As obras sonoras foram criadas por 8 compositores transculturais – originários dos territórios por onde Deriva 01 passou. São compositores da Colômbia, Brasil, Inglaterra e Estados Unidos.  Atendendo a um convite do Projeto Transeuntis Mundi, esses compositores trabalharam sobre o arquivo sonoro e transcultural deste trabalho e apresentaram uma mapa de leituras em múltiplas estéticas musicais para a temática deste trabalho. São canções, fugas, peças eletroacústicas sob paisagens sonoras, obra para piano, poesia, e performance ao vivo informadas pelo tema da migração milenar e a transculturalidade.

As obras visuais são criadas em tempo real, através de uma ação generativa de inteligência artificial utilizando as fotografias sonoras do acervo Transeuntis Mundi. O resultado é um criação sempre surpreendente e expressiva, centrada nas cores, formas e texturas da transculturalidade, na caminha humana e seus matizes.

O Concerto no MAC explora em seu formato arquitetônico a forma das criações Transeuntis Mundi: o circular. O circular está nas nossas gravações em 360 graus, no espaço da realidade virtual, nas nossas fotografias, na espacialização das nossas sonoridades – e no formato do salão do MAC desenhado pelo arquiteto brasileiro Oscar Niemeyer. Um sistema de som a 6 canais fará a imersão do público em uma experiência sonora e audiovisual circular e itinerante, pois o público anda pelo concerto, e dessa forma explora as diferentes interações acústicas com o espaço do MAC.

O concerto apresenta obras dos compositores: Cândida Borges (Brasil/EUA), Rodrigo Henao (Colombia), Natália Henao (Colombia), João MacDowel (Brasil/EUA), Esteban Henao (Colombia), Kerry Priest (Inglaterra), Rafael Mejía (Colombia), Ana Maria Romano (Colombia). O concerto tem direção artística de Cândida Borges e Gabriel Mario Velez, difusão/criações audiovisuais de Esteban Henao e difusão/performance ao vivo do músico Rodrigo Henao e sua coleção de flautas colombianas e do mundo.