“A estética do caminhar: práticas criativas e artísticas nômades”

O Projeto Transeuntis Mundi celebra 5 anos de carreira com uma exposição solo no Museu de Arte Contemporânea de Niteroi. De 5 de agosto a 3 de setembro, uma série de atividades compõem a exposição.

Na abertura dia 5,  convidamos o público para um concerto-performance, com obras de compositores de 4 continentes sobre o acervo Transeuntis Mundi. O evento conterá também o lançamento do livro da exposição.

Para fechar a abertura, o Projeto Transeuntis Mundi convidou artistas e convidados internacionais para realizar uma mesa-redonda sobre o tema

“A estética do caminhar – práticas criativas e artísticas nômades”.

O evento ocorrerá no dia 05 de agosto de 2023, às 16h30, no salão principal do MAC – Museu de Arte Contemporânea de Niterói, Rio de Janeiro.

O evento é acessível, será transmitido online e contará com intérprete de libras presente.

Os primeiros 30 inscritos receberão ingressos gratuitos e todos recebem certificado de participação.

Mais informações sobre a exposição AQUI.

Conheça os artistas convidados:

Cândida Borges

Musicista, compositora e artista transmídia. Realiza projetos artísticos com tecnologias emergentes, explorando os temas da transculturalidade e migração. Doutora em Artes pela Universidade de Plymouth (UK, 2022), Bacharel e Mestre em Música/Piano  pela UFRJ (RJ/2005), especializada em Produção de Música Eletrônica pelo SAE Institute (NY/US), Cândida desenvolve carreira como artista e educadora e é co-fundadora do Projeto Transeuntis Mundi.

Gabriel Mario Vélez

Artista visual e transmídia colombiano, Decano e Professor de Artes da Universidade de Antioquia (CO), Pós-Doutor em Artes pela Universidade Nacional de Córdoba (ARG) e Doutor em Artes pela Universidade Complutense de Madrid (ESP). Gabriel é também co-fundador do Projeto Transeuntis Mundi.

Geert Vermeire

Geert Vermeire (Bélgica) é curador, artista, poeta com foco em escrita espacial, som locativo e performance e práticas sociais. Desenvolve processos colaborativos, a partir do envolvimento ético da ação cultural, junto a outros criativos e ativistas que incluem ecólogos, antropólogos, musicólogos, engenheiros e artistas multimídia. Co-fundador do Supercluster e membro da equipe principal do CGeomap.

https://supercluster.eu/

Fred Adam (França/Espanha)

Explorador de novas mídias, co-fundador do projeto CGeomap e fundador do ‘GPS Museum achive‘, pesquisador e diretor de arte freelancer especialista em narrativas espaciais ao ar livre.  Tenho um interesse especial em investigar como a tecnologia móvel pode nos ajudar a entender melhor e preservar a Terra, envolvendo as pessoas em experiências transformadoras ao ar livre. Com o artista Geert Vermeire, lançamos em 2020 o portal de brainstorming Locative Media Supercluster, organizando eventos coletivos de mapeamento e cursos online.

https://supercluster.eu/

Persis Jade Maravala

Persis Jadé Maravala é co-fundadora e diretora artística do premiado grupo de teatro interativo e artes digitais ZU-UK. Etnicamente iraniana/iemenita/indiana e criada no Leste de Londres, Maravala está dedicada em ocupar espaços públicos para reduzir barreiras à participação do público. Seus trabalhos mais recentes se concentram na facilitação de relacionamentos entre estranhos por meio do uso de som e instruções em performances artísticas.

https://zu-uk.com

Jorge Lopes Ramos

Nascido e criado no Rio de Janeiro, Jorge Lopes Ramos é um premiado artista, curador e pesquisador Londrino que trabalha na interseção entre arte, tecnologia, serious games e impacto social. Jorge é cofundador e codiretor do G.A.S. Station (Games and Arts Stratford) e da companhia de teatro e artes digitais ZU-UK ao lado da diretora artística iemenita-britânica Persis Jadé Maravala. Jorge é também Fellow na Concordia University (Montréal), e Professor Catedrático na University of Greenwich, onde coordena os Centros de Pesquisa Creative Futures e Practice Hub.

https://zu-uk.com