O Projeto

Transeuntis Mundi é uma jornada sobre como a mobilidade através do espaço e do tempo criou geografias e a humanidade transcultural e transnacional. Evoca o poder da ancestralidade, identidade e legado, apresentando uma peça conceitual da arte da nova tecnologia, alimentada por áudio 3D e realidade virtual, projeções, esculturas sonoras e ações performativas.

O Projeto Transeuntis Mundi propõe capturar a memória sonora e visual de povos, culturas e cidades para contar a história dos transeuntes milenares que cruzam o mundo. Dessa forma, atualmente retrata a diversidade de 4 países de 4 continentes e gera um arquivo do patrimônio cultural humano a ser observado atualmente e pelas gerações futuras.

A expressão Transeuntis Mundi vem do latim, a língua franca da expansão da cultura ocidental. Personifica o ser humano que tem realizado a aventura de descobrir e explorar o mundo. Hoje em dia, mais do que nunca, tornou-se mais móvel e transumano, dotado de mais ferramentas para reunir as memórias de sua jornada.

Sua metodologia emprega a documentação com tecnologia imersiva de transeuntes em todo o mundo. A partir deste arquivo, inicia-se um processo de criação de obras de realidade virtual, vídeos, fotografias, paisagens sonoras, composições musicais e performance, com o objetivo de mergulhar o observador / espectador em uma experiência além de seu espaço e tempo de existência. Em suma, é uma combinação de conhecimento, inovação e poesia, apoiada pelos processos de pesquisa artística e mediada pela tecnologia transmídia.

Som e Imagem em 3Dpara ser apreciado com fones de ouvido, de preferência VR Headset. No computador, clique no vídeo e deslize para interagir com o som e espaço 3D. No celular, mova-o no espaço.